Elon Musk revela por que enviou um Tesla Roadster ao espaço e onde ele está agora

Já faz sete anos que Elon Musk virou manchete ao lançar um Tesla Roadster no espaço a bordo de um foguete SpaceX Falcon Heavy. Embora muitas coisas tenham mudado desde então, uma constante permanece: o carro ainda está lá em cima, orbitando o Sol.

Na época do lançamento em fevereiro de 2018, a decisão de Musk de enviar um carro ao espaço foi vista como uma atitude ousada e peculiar, que demonstrou tanto seu senso de humor quanto a proeza tecnológica de sua empresa. Musk explicou que parte do motivo dessa façanha incomum foi simplesmente porque ele podia. Como chefe da SpaceX e da Tesla, Musk tinha os meios e a capacidade de colocar algo no espaço, então ele o fez.

No entanto, o motivo não era apenas diversão. Musk também tinha uma visão maior em mente. Ele queria destacar o potencial da exploração espacial e a ideia da humanidade eventualmente se estabelecer em outros planetas. Ele até brincou que em um futuro distante, seus “descendentes” poderiam recuperar o carro e colocá-lo em um museu como uma peça da história espacial.

Além dessas motivações, Musk queria criar algo realmente único. Como ele explicou, ele e sua equipe da SpaceX decidiram colocar a coisa “mais boba” que conseguiram pensar no espaço. O Roadster foi equipado com um manequim vestido em um traje espacial, chamado “Starman” em homenagem à música de David Bowie. O carro também continha um brinquedo Hot Wheels e uma cópia do clássico livro de ficção científica O Guia do Mochileiro das Galáxias, reforçando ainda mais a natureza lúdica da missão.

A equipe de Musk tinha 50% de chance de sucesso com a missão, e eles aproveitaram isso como uma oportunidade de injetar um pouco de diversão no mundo altamente técnico da exploração espacial. Eles até planejaram fazer “Space Oddity” de David Bowie tocar repetidamente no sistema de som do carro, embora, é claro, no vácuo do espaço, não haja ninguém para ouvi-la.

A partir de agora, o Tesla Roadster está a mais de 240 milhões de milhas de distância da Terra e, na verdade, está mais perto do Sol do que o nosso planeta. Atualmente situado a cerca de 151 milhões de milhas do Sol, o carro está orbitando a estrela em um caminho diferente da Terra, o que significa que os dois estarão mais próximos novamente em certos pontos no futuro.

Embora haja um pequeno risco de que o Roadster possa eventualmente colidir de volta à atmosfera da Terra, Musk não parece muito preocupado. O carro, no entanto, dificilmente sobreviveria a tal reentrada, e seu retorno certamente criaria um grande rebuliço. No entanto, a partir de agora, o carro continua orbitando o Sol, um símbolo estranho, mas charmoso, do espírito aventureiro de Musk e da visão para o futuro da exploração espacial.

No grande esquema das coisas, o Tesla Roadster flutuando pelo espaço serve como um lembrete de que às vezes, mesmo no mundo da tecnologia de ponta e das viagens espaciais, um pouco de capricho pode fazer toda a diferença.

Related Posts